Licenciatura em Educação Física
Objetivo Geral
Formar educadores qualificados para atuação docente nas necessidades sociais no campo da educação e da formação, da cultura, do lazer, capazes de intervir na realidade social com os saberes técnicos e científicos, compreendendo seu papel social de profissional na busca dos direitos e deveres de um cidadão, produzindo melhorias na aprendizagem e qualidade de vida das pessoas envolvidas processo educacional, no esporte e no lazer.
Objetivos Específicos
- Sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática profissional.
- Capacitar ao exercício profissional tendo como ponto de partida a promoção do gosto pela atividade física, conferindo às crianças em idade escolar, conhecimento sobre o corpo que propiciem uma educação para o desenvolvimento de suas habilidades sociais, da saúde coletiva e individual.
- Proporcionar ao discente os saberes pedagógicos pertinentes ao ambiente escolar,como, a elaboração de planos de aulas e projetos pedagógicos, a avaliação doprocesso ensino – aprendizagem, a discussão da interdisciplinaridade e dos temastransversais, a legislação escolar, os parâmetros curriculares e sua aplicação narealidade local. Bem como, promover a diversidade dos conteúdos da culturacorporal de movimento, quais sejam: o esporte, o jogo, a recreação, as atividadesrítmicas, expressivas e de lazer, as lutas, as ginásticas e os conhecimentos sobre o corpo.
- Orientar e mediar o ensino para a aprendizagem dos alunos de Educação Física nos preceitos da área de Educação e Pedagogia.
- Incentivar atividades de enriquecimento curricular;
- Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares.
- Utilizar novas metodologias e estratégias de ensino.
- Orientar os alunos pela busca da autonomia acadêmica, científica e profissional.
- Formar professores de Educação Física capazes de democratizar a Educação física e a prática esportiva na Escola, em específico, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
- Instrumentalizar o discente com atividades esportivas voltadas ao lazer e inclusão social. Capacitando-o a adaptar o Esporte para as necessidades e finalidades da Escola.
- Formar professores de Educação Física capazes de selecionar os conteúdos da cultura corporal de movimento, refletir sobre sua prática, bem como valorizar o esporte como conteúdo educacional no âmbito da Escola.
- Desenvolver no discente o entendimento da Educação Física como uma área de intervenção profissional que utiliza as bases científicas da História, Sociologia, Psicologia, Biologia, Filosofia, Fisiologia, dentre outras ciências, para o aprimoramento das propostas educacionais de nossa área.
- Dominar princípios, procedimentos e técnicas necessários ao trabalho intelectual e à postura reflexivo-investigativa.
Habilidades e Competências
- Compreender e dominar o processo de intervenção profissional no campo educacional e nas suas relações com o contexto social no qual está inserido;
- Resolver problemas concretos da prática docente e da dinâmica das instituições educacionais, zelando pela aprendizagem e pelo desenvolvimento de seus alunos;
- Considerar as características, os interesses e as necessidades do alunado no planejamento, na aplicação e na avaliação de sua intervenção;
- Sistematizar e socializar a reflexão sobre a sua prática profissional;
- Compreender as implicações sócio-culturais, políticas, econômicas e ambientais inerentes à sua intervenção profissional;
- Demonstrar capacidade de lidar autonomamente com a literatura pertinente e atualizada e com os diversos tipos de produção do conhecimento afins;
- Demonstrar domínio da docência, clareza e objetividade de comunicação verbal e não-verbal, desenvoltura na prática docente, de modo a conduzir suas atividades em consonância com os ideais educacionais e preceitos da instituição;
- Ter argumentos para justificar teoricamente sua prática profissional, bem como balizar sua intervenção profissional à luz das teorias educacionais mais atuais;
- Contribuir na construção de saberes coletivos sobre seus alunos, a escola e a educação.
Perfil Profissional
A Faam visa preparam um egresso apto para atuar em nos diversos níveis da educação nacional, considerando os seguintes aspectos:
- Reconhecimento da abrangência, diversidade e complexidade da educação brasileira nos diferentes níveis, modalidades e contextos socioculturais em que estão inscritas as práticas escolares;
- Valorização de princípios para a melhoria e democratização do ensino como a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a gestão democrática do ensino público; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, entre outros;
- Mobilização efetiva de princípios que norteiam a formação inicial e continuada nacionais comuns, tais como: sólida formação teórica e interdisciplinar; unidade teoria-prática; trabalho coletivo e interdisciplinar; compromisso social e valorização do profissional da educação; gestão democrática e avaliação e regulação dos cursos de formação.
- A formação inicial e continuada de professoras e professores de Educação Física deverá qualificar esses profissionais para que sejam capazes de contextualizar, problematizar e sistematizar conhecimentos teóricos e práticos sobre motricidade humana/movimento humano/cultura do movimento corporal/atividade física nas suas diversas manifestações (jogo, esporte, exercício, ginástica, lutas e dança), no âmbito do Ensino Básico.
- Ter formação humanista, técnica, crítica, reflexiva e ética qualificadora da intervenção profissional fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética no magistério, ou seja, na docência do componente curricular Educação Física, tendo como referência a legislação própria do Conselho Nacional de Educação para a área.
Carga Horária
3546h
Duração
8 semestres (4 anos)
Turno
TARDE/NOITE
Investimento
Mais informações pela nossa Central de Relacionamento (91) 98420-8044/ 98756-8182.
Coordenação
Leon Claudio Pinheiro Leal
Graduação em Educação Física (2016), Mestre em Química Medicinal e Modelagem Molecular pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2019) e doutado em Neurociências e Biologia Celular pela Universidade Federal – UFPA (2020). Colaborador em estudos sobre Parkinson, Neurociência, Saúde e Esportes. Atua como coordenador e professor universitário.