O objetivo geral do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade da Amazônia é formar profissionais qualificados para planejar, conceber, gerenciar e operacionalizar produções culinárias e atuar nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais da região de abrangência do município de Ananindeua, bem como as demandas do Estado do Pará.
Almeja-se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, além da capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, a evolução das tecnologias da área, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.
•Capacitar profissionais para atuar na área de Gastronomia com eficiência e eficácia;
• Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico em gastronomia, em suas causas e efeitos;
• Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; •Propiciar embasamento teórico e prático necessário para a atuação em gastronomia em empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outras, de forma críticodecisória e humanística, dinâmica e criativa, em equipe, com comportamento ético e pautado em ações proativas, com responsabilidade socioambiental e de promoção das relações étnicoraciais positivas;
•Desenvolver competências e habilidades profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços em gastronomia; necessárias ao pleno exercício da profissão, contemplando aspectos técnicos, éticos e de sustentabilidade;
•Proporcionar conhecimentos gerenciais que possibilitem ao aluno a resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas observados;
•Desenvolver habilidades para atuar em equipe e de forma interativa em serviços gastronômicos, em prol dos objetivos comuns e compreensão da complementaridade das ações coletivas;
A partir do desenvolvimento de competências e habilidades estará garantida a formação e informação - métodos e meios, para que o aluno possa compreender e aperfeiçoar a capacidade de "aprender a aprender" -, estimulando sua autoconfiança, sua sensibilidade, determinação, nível de organização pessoal e profissional. Essa formação alicerçará a habilidade de trabalho em equipe e a capacidade de adaptação a contextos novos, a criatividade, o espírito inovador, o poder de liderança e de decisão, a confiabilidade e a habilidade comunicativa, a capacidade de síntese, de promoção das relações étnico-raciais positivas, de crítica e de inovação, além de sua atualização tecnológica.
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia propiciará a formação de competências e habilidades relacionadas a: (i) conduta pessoal; (ii) ao poder de se comunicar, pela linguagem falada ou escrita, com domínio do vocabulário e terminologia gastronômica em língua francesa; (iii) os fluxos decisórios; (iv) ao domínio das modernas técnicas de informática; (v) ao desenvolvimento da reflexão crítica e analítica; (vi) à utilização da lógica para as ações que produzam ou exijam relações formais.
Para que o futuro profissional alcance o perfil esperado, o curso deverá proporcionar meios para o desenvolvimento de competências e habilidades que o habilitem a:
I - Planejamento:
a) Identificar e dimensionar equipamentos, móveis e utensílios para a montagem de estabelecimentos de alimentação; b) Planejar atividades de produção de alimentos; c) Planejar cardápios; d) Organizar critérios de qualidade de matérias-primas e fornecedores; e) Participar do planejamento de sistemas de coleta e disposição final de resíduos sólidos e líquidos; f) Planejar e promover eventos culturais em gastronomia; g) Planejar e executar controles na área de produção.
II - Operacionalização:
a) Identificar e classificar matérias-primas utilizadas em culinária; b) Aplicar métodos de pré-preparo e preparo adequado aos ingredientes, considerando os aspectos culturais, nutricionais e sensoriais; c) Identificar e utilizar equipamentos e utensílios com segurança; d) Implantar e aplicar as boas práticas na manipulação, produção e conservação de alimentos; e) Elaborar e apresentar as preparações de acordo com a tipologia de serviços; f) Implantar serviços de alimentos e bebidas; g) Aplicar ferramentas da tecnologia da informação; h) Aplicar legislação, políticas e normas técnicas; i) Transformar as ideias e projetos em produtos e serviços na área da gastronomia, com visão empreendedora.
III - Gerência:
a) Gerenciar serviços de alimentos e bebidas em empresas de hospedagem, restaurantes (comerciais e industriais), bares, buffets, refeições transportadas e hospitais e afins. b) Participar de equipes multidisciplinares interagindo critica e criativamente; c) Dimensionar equipes e escala de trabalho; d) Participar dos processos de seleção de pessoal;
IV - Supervisão:
a) Supervisionar, organizar e controlar serviços, compras, estoque de alimentos e de materiais, manutenção e pessoal.
De acordo com o Projeto de Lei n. 2079/2011, em tramitação no Congresso Nacional e objeto de parecer favorável da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o profissional Gastrônomo poderá atuar como crítico do setor, na docência e em organização de eventos gastronômicos e terá entre suas atribuições as seguintes atividades:
Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, atuar como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária e muito mais.
São competências comportamentais do egresso do curso:
• relacionar-se: ser capaz de estabelecer relacionamentos entre pessoas e áreas de conhecimento, e de trabalhar com equipes na busca de resultados organizacionais;
• valorizar a busca do conhecimento: compreender a importância de ampliar e atualizar o conhecimento e a prática da vida, do mundo e da profissão de forma permanente;
• ter iniciativa e postura proativa: ser capaz de propor soluções ou empreender ações de forma antecipada;
• ser flexível: adaptabilidade para lidar com as mudanças rápidas no ambiente e nos processos;
• reconhecer e promover as relações étnico-sociais positivas; • ter criatividade: ser capaz de inventar, de perceber, idealizar e propor soluções e ações que conduzam à inovação;
• ter persistência: é a capacidade de perseverar em busca de metas e objetivos, independente dos obstáculos que se apresentem.
Mais informações pela nossa Central de Relacionamento (91) 98420-8044/ 98756-8182.
Profª MSc. Danielle Carneiro Farias
Danielle Carneiro Farias
Nutricionista e Gastronoma
Especialista em clínica, Mba em gestão educacional, Mestra em epidemiologia. Diretora na Anepa - Associação de Nutricionistas do Estado do Pará junto à Asbran.