Tendo em vista que a missão da Empresa Júnior da Faculdade da Amazônia - FAAM, é a de integração dos alunos da FAAM, com a realidade do mercado, verificar a necessidade de implementação dos embasamentos teóricos e científicos visto em sala de aula e os problemas que são apresentados pela sociedade em geral.
A implementação, reestruturação e o desenvolvimento da Empresa Júnior da FAAM, constatou-se a necessidade de trazer uma maior participação dos discentes dos cursos de Ciências Contábeis e Administração nos projetos sociais e ações de consultoria aos micro e pequenos empresários, contribuindo assim na formação de profissionais preparados para assumirem suas funções com responsabilidade e segurança.
A EJ será o ponto de partida para ratificar os conteúdos trabalhados em sala de aula com situações reais, assumindo características de um Centro de Prática Contábil e da Administração como um todo, onde os alunos irão desenvolver seus estágios obrigatórios dentro da EJ. Sempre coordenada pelos coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis e Administração e pelos professores específicos de cada área, com objetivo de contribuir para a formação de consultores juniores.
Nas estações de trabalho os alunos, terão disponíveis sistemas de Contabilidade, fiscais e de Pessoal, mais as obrigações principais e acessórias a serem declaradas ao fisco Municipal, Estadual e Federal. Também, terão sistemas de empreendedorismo e jogos de empresas.
Missão
Despertar nos futuros profissionais a consciência social e empreendedora, propiciando o desenvolvimento de consultores juniores, capazes de atuar em mercados competitivos que exigem postura pro ativa, e uma visão globalizada, possibilitando-lhes estruturar e operacionalizar sistema de informações de natureza contábil e financeira, potencializando o processo de tomada de decisão.
Objetivo Geral
Preparar consultores juniores comprometidos com a informação contábil relevante para o processo de tomada de decisão, capazes de atuar na gestão dinâmica de diversas empresas, propiciando uma formação socialmente responsável, por de incentivo a prática do voluntariado e da responsabilidade social, conscientes de uma visão abrangente e integrada da profissão contábil.
Objetivos Específicos:
Público alvo
Micro e pequenos empresários, entidades sociais, condomínios e pessoas equiparadas a pessoa jurídica.
Área de Atuação
A EJ pretende atuar principalmente, nos municípios de metropolitana de Ananindeua, Belém e Marituba. Não estando descartada a possibilidade de atuar em outros municípios.
Áreas de Conhecimento
As áreas de conhecimentos em que a Empresa Júnior da Faculdade da Amazônia – FAAM pretende atuar, estarão sendo inicialmente direcionadas as áreas de Ciências Sociais Aplicadas até as áreas de Tecnologia.