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Pedagogia

Objetivo Geral

Realizar a formação integral do educador para desenvolver habilidades coerentes com o exercício de sua prática profissional, apto a compreender a dinâmica da realidade educacional, utilizando-se das diferentes áreas do conhecimento para produzir e aplicar a teoria pedagógica em instituições escolares e também fora delas.


Objetivos Específicos

  • Identificar-se com novos parâmetros da cultura como atividade, como prática de produção e de criação;
  • Compreender a dinâmica da realidade educacional, utilizando-se das diferentes áreas do conhecimento para produzir a teoria pedagógica;
  • Identificar os processos pedagógicos que se desenvolvam na prática social concreta, que ocorrem nas instituições escolares e também fora dela, nos movimentos sociais e outras organizações não escolares;
  • Apreender os fundamentos das políticas públicas, em especial no campo educacional, e a partir dela intervir nas diferentes instâncias - dos sistemas municipal, estadual e federal - em condições de propor políticas e estratégias educacionais, pedagógicas e curriculares que eliminem a discriminação e a seletividade que hoje impedem o acesso, a permanência e o direito à educação;
  • Buscar articuladores que garantam a unidade teoria/prática no trabalho pedagógico, tendo parâmetros claros que orientem a tomada de decisão em relação à seleção, organização e sequência dos saberes e de conhecimento curriculares que superem a forma atual de organização da escola e do currículo;
  • Vivenciar a prática coletiva e interdisciplinar no trabalho pedagógico, de forma interrogativa e investigativa, contribuindo para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional;
  • Implementar formas de gestão democrática na escola, estando em condições de organizar e gerir, como profissional a articulação dos sujeitos escolares entre si e destes com os movimentos sociais fora da escola, valorizando a autonomia e o trabalho coletivo da instituição.

Habilidades e Competências

O Curso de Graduação em Pedagogia, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso, proporciona condições para que uma formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades cognitivas, instrumentais e interpessoais, capacitando o graduando a:

  • Elaborar plano de trabalho / plano de ensino, segundo a proposta pedagógica da escola.
  • Estabelecer e aplicar estratégias de recuperação para alunos com menor rendimento.
  • Propor atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade e estabelecer relações de parceria e colaboração de modo a promover sua participação na comunidade escolar.
  • Elaborar projetos educacionais, termos de referência de projetos e programas, planos estratégicos e planos de desenvolvimento educacional e da escola.
  • Utilizar avaliação educacional como ferramenta de gestão, visando o monitoramento e melhoria de projetos.
  • Analisar numa perspectiva histórico-crítica políticas educacionais e seus processos de implementação e impactos.
  • Elaborar propostas curriculares no âmbito de sistemas (Secretarias Estaduais / Municipais) e no âmbito da escola.
  • Utilizar o conhecimento sobre a organização, gestão e financiamento de sistemas de ensino, sobre a legislação e as políticas públicas de educação para uma atuação profissional crítica.
  • Elaborar Plano de Trabalho visando a construção do Projeto Pedagógico da Escola numa perspectiva coletiva, cooperativa e democrática, utilizando o conhecimento pedagógico, o conhecimento das áreas a serem ensinadas e as temáticas transversais ao currículo escolar, bem como as especificidades didáticas envolvidas.
  • Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos, adequando objetivos, conteúdos e metodologias específicas das diferentes áreas à diversidade dos alunos e ao currículo.
  • Identificar, analisar e produzir materiais e recursos didáticos, diversificando as possíveis atividades e potencializando seu uso em diferentes situações.
  • Gerir a classe, a organização do trabalho pedagógico, estabelecendo uma relação de autoridade e confiança com os alunos.
  • Intervir nas situações educativas com sensibilidade, acolhimento e afirmação responsável de sua autoridade.
  • Utilizar estratégias diversificadas de avaliação da aprendizagem e, a partir de seus resultados, formular propostas de intervenção pedagógica, considerando o desenvolvimento de diferentes capacidades dos alunos.
  • Compreender e adequar à situação escolar os conteúdos das áreas de conhecimento que serão objeto de sua atuação didática, os contextos em que se inscrevem e as temáticas transversais do currículo escolar (transposição didática).
  • Conhecer, articular e selecionar conteúdos e eleger as estratégias mais adequadas para a aprendizagem dos alunos, considerando sua diversidade, e as diferentes faixas etárias, o meio social e as necessidades do mundo contemporâneo, bem como os princípios, prioridades e objetivos do projeto pedagógico e curricular.
  • Utilizar procedimentos de investigação, a partir da compreensão da processualidade da apropriação do conhecimento e o aperfeiçoamento de sua prática profissional.
  • Utilizar resultados de pesquisa para o aprimoramento de sua prática profissional, na perspectiva da formação profissional como um processo contínuo de auto aperfeiçoamento e de domínio teórico investigativo no campo da educação.
  • Utilizar novas tecnologias de informação e comunicação e imprimir sentido educativo ao uso das mídias, por meio da análise, da crítica e da contextualização do uso.
  • Integrar alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns dos sistemas de ensino e analisar critérios de constituição de classes especiais.
  • Elaborar projetos interdisciplinares de ensino.

Área de Atuação

Os formados em Pedagogia podem atuar como professores. No entanto, o mercado de trabalho para quem decide pelo curso de Pedagogia ultrapassa e muito a ideia romântica da professora de crianças.

O curso de Pedagogia forma um profissional multidisciplinar, capaz de atuar em diversas áreas:

  • Docência

A sala de aula é uma das opções para quem passou pelo curso de Pedagogia. E, ao contrário de ser monótono ou limitante, este é um dos ambientes mais desafiadores para um pedagogo e com uma ampla gama de atuação: educação infantil, séries iniciais e educação de jovens e adultos.

  • Administração escolar

A supervisão, coordenação ou direção escolar é uma das possibilidades para quem se forma em Pedagogia. Esse profissional é responsável pela gestão educacional, atuando na articulação e acompanhamento das ações pedagógicas nas escolas.

  • Educação Especial

O pedagogo que opta por essa área de ensino é responsável por aplicar uma variedade de ações pedagógicas para efetivar a interação harmônica entre estudantes com necessidades especiais no ambiente de aprendizado.

  • Psicopedagogia

O psicopedagogo estuda processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica dificuldades e transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, usando psicologia e antropologia para analisar o comportamento do aluno. Esse profissional pode atuar com pacientes em hospitais, ONGs ou centros comunitários. Pode, ainda, manter consultório, orientando estudantes e seus familiares.

  • Empresas

O ambiente corporativo é outra opção para o egresso do curso de Pedagogia. O profissional desse ramo, conhecido como Pedagogia Empresarial, busca promover mudanças no comportamento provocadas nas pessoas, de modo que colaboradores melhorem a atuação profissional e pessoal.

  • Instituições Hospitalares

A Pedagogia Hospitalar é a área que garante que crianças e adolescentes que estão doentes e internados terão acesso à educação. Esse profissional oferece mais do que ensino, mas atendimento personalizado e humanístico, focando na melhora e na adequação das atividades às condições do aluno-paciente.

  • Tecnologia

Nessa indústria, o profissional assessora a equipe de desenvolvedores de softwares focados em jogos virtuais ou programas educativos com conteúdos e metodologias pedagógicas.

  • Editoras

O pedagogo pode atuar em editoras, elaborando materiais didáticos para o ensino fundamental e livros infantis. Nas principais editoras do país, existe um grande contingente de profissionais da área, especializados na coordenação e na elaboração de materiais educativos diversos.

  • Academia e pesquisa científica

O aluno do curso de Pedagogia pode ainda seguir no mundo acadêmico e trabalhar com pesquisa em educação. É essencial fomentar a pesquisa para desenvolver novos métodos de ensino e aprendizagem e, por consequência, contribuir com a evolução da Pedagogia enquanto ciência.


Perfil Profissional

O egresso do Curso de Graduação em Pedagogia será um profissional com sólida formação para assumir o compromisso de construir uma educação emancipadora atentando para as condições sociais sobre as quais ela se dá, tendo como meta a transformação da sociedade. Capaz de analisar a realidade sociocultural e educacional da Região Amazônica a partir de uma visão crítica, desenvolvendo estratégias de intervenção e de mudança e sabendo intervir nela, quando necessário. Além de vivenciar a prática coletiva e interdisciplinar no trabalho pedagógico, de forma interrogativa e investigativa, contribuindo para a construção de saberes e conhecimentos no campo educacional.


Carga Horária

3.850h

Duração

8 semestres (4 anos)

Turno

TARDE/NOITE

Investimento

Mais informações pela nossa Central de Relacionamento (91) 98420-8044/ 98756-8182.


Coordenação

Rosangela Carneiro Farias

Pedagoga

Mestra em Educação


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