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Gastronomia

Objetivo Geral

O objetivo geral do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade da Amazônia é formar profissionais qualificados para planejar, conceber, gerenciar e operacionalizar produções culinárias e atuar nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais da região de abrangência do município de Ananindeua, bem como as demandas do Estado do Pará.

Almeja-se um profissional com capacidade de pensar de forma reflexiva, com autonomia intelectual e sensibilidade ao relacionamento interdisciplinar, além da capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, a evolução das tecnologias da área, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.


Objetivos Específicos

•Capacitar profissionais para atuar na área de Gastronomia com eficiência e eficácia;

• Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico em gastronomia, em suas causas e efeitos;

• Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho; •Propiciar embasamento teórico e prático necessário para a atuação em gastronomia em empresas de hospedagem, restaurantes, clubes, catering, bufês, entre outras, de forma críticodecisória e humanística, dinâmica e criativa, em equipe, com comportamento ético e pautado em ações proativas, com responsabilidade socioambiental e de promoção das relações étnicoraciais positivas;

•Desenvolver competências e habilidades profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços em gastronomia; necessárias ao pleno exercício da profissão, contemplando aspectos técnicos, éticos e de sustentabilidade;

•Proporcionar conhecimentos gerenciais que possibilitem ao aluno a resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas observados;

•Desenvolver habilidades para atuar em equipe e de forma interativa em serviços gastronômicos, em prol dos objetivos comuns e compreensão da complementaridade das ações coletivas;

  • Aprimorar habilidades profissionais para o enfrentamento cotidiano e estratégico das contingências da área de atuação do tecnólogo em gastronomia;
  • Desenvolver visão estratégica, postura inovadora e espírito empreendedor em gastronomia;
  • Desenvolver atividades de investigação científica e de extensão;
  • Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada;
  • Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos e atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
  • Estimular as dinâmicas de trabalho em grupos, por favorecerem a discussão coletiva e as relações interpessoais;
  • Valorizar as dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno atitudes e valores orientados para a cidadania e a prática profissional;
  • Disponibilizar tempo para a consolidação dos conhecimentos e para as atividades complementares objetivando progressiva autonomia intelectual do aluno;
  • Desenvolver atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da investigação científica e da extensão.

Habilidades e Competências

A partir do desenvolvimento de competências e habilidades estará garantida a formação e informação - métodos e meios, para que o aluno possa compreender e aperfeiçoar a capacidade de "aprender a aprender" -, estimulando sua autoconfiança, sua sensibilidade, determinação, nível de organização pessoal e profissional. Essa formação alicerçará a habilidade de trabalho em equipe e a capacidade de adaptação a contextos novos, a criatividade, o espírito inovador, o poder de liderança e de decisão, a confiabilidade e a habilidade comunicativa, a capacidade de síntese, de promoção das relações étnico-raciais positivas, de crítica e de inovação, além de sua atualização tecnológica. 

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia propiciará a formação de competências e habilidades relacionadas a: (i) conduta pessoal; (ii) ao poder de se comunicar, pela linguagem falada ou escrita, com domínio do vocabulário e terminologia gastronômica em língua francesa; (iii) os fluxos decisórios; (iv) ao domínio das modernas técnicas de informática; (v) ao desenvolvimento da reflexão crítica e analítica; (vi) à utilização da lógica para as ações que produzam ou exijam relações formais.

Para que o futuro profissional alcance o perfil esperado, o curso deverá proporcionar meios para o desenvolvimento de competências e habilidades que o habilitem a:

I - Planejamento:

a) Identificar e dimensionar equipamentos, móveis e utensílios para a montagem de estabelecimentos de alimentação; b) Planejar atividades de produção de alimentos; c) Planejar cardápios; d) Organizar critérios de qualidade de matérias-primas e fornecedores; e) Participar do planejamento de sistemas de coleta e disposição final de resíduos sólidos e líquidos; f) Planejar e promover eventos culturais em gastronomia; g) Planejar e executar controles na área de produção.

II - Operacionalização:

a) Identificar e classificar matérias-primas utilizadas em culinária; b) Aplicar métodos de pré-preparo e preparo adequado aos ingredientes, considerando os aspectos culturais, nutricionais e sensoriais; c) Identificar e utilizar equipamentos e utensílios com segurança; d) Implantar e aplicar as boas práticas na manipulação, produção e conservação de alimentos; e) Elaborar e apresentar as preparações de acordo com a tipologia de serviços; f) Implantar serviços de alimentos e bebidas; g) Aplicar ferramentas da tecnologia da informação; h) Aplicar legislação, políticas e normas técnicas; i) Transformar as ideias e projetos em produtos e serviços na área da gastronomia, com visão empreendedora.

III - Gerência:

a) Gerenciar serviços de alimentos e bebidas em empresas de hospedagem, restaurantes (comerciais e industriais), bares, buffets, refeições transportadas e hospitais e afins. b) Participar de equipes multidisciplinares interagindo critica e criativamente; c) Dimensionar equipes e escala de trabalho; d) Participar dos processos de seleção de pessoal;

IV - Supervisão:

a) Supervisionar, organizar e controlar serviços, compras, estoque de alimentos e de materiais, manutenção e pessoal.

 


Área de Atuação

De acordo com o Projeto de Lei n. 2079/2011, em tramitação no Congresso Nacional e objeto de parecer favorável da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, o profissional Gastrônomo poderá atuar como crítico do setor, na docência e em organização de eventos gastronômicos e terá entre suas atribuições as seguintes atividades:

  • capacitar funcionários de serviços de alimentação e de bebidas para as atividades de manipulação, conservação e preparação dos alimentos;
  • planejar a apresentação e preparação de cardápios;
  • gerenciar setores de alimentos e bebidas em serviços de gastronomia e similares;
  • desenvolver novas fórmulas ou produtos alimentares;
  • desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria nas áreas de gastronomia, alimentos e bebidas. A proposta confirma que o profissional formado em Gastronomia possui conhecimentos que vão além das habilidades de apenas manusear e preparar alimentos. Para sua formação o profissional aprende sobre gestão, segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional e características dos alimentos, legislação relacionada à indústria e muito mais. 30 Em face da ampla formação, o profissional egresso de curso de Gastronomia pode atuar:
  • como Chef de Cozinha – planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares, etc; coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes.
  • como Personal Chef – exerce as mesmas funções do chef de cozinha em residências particulares.
  • na área de segurança alimentar – atua como vigilante e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes para garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.
  • na indústria alimentícia – desenvolve novas receitas e testa os produtos criados pela indústria.
  • na área de gestão – administra restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, entre outros; gerencia todo o funcionamento destes estabelecimentos, contrata e treina profissionais; seleciona fornecedores; gerencia o estoque e as finanças da empresa.
  • com consultoria – presta consultoria para empresas do ramo alimentício com o fim de propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.
  • no desenvolvimento de produtos – cria e prepara pratos usando alimentos fornecidos por determinada indústria. 

Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica, ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, atuar como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária e muito mais.


Perfil Profissional

São competências comportamentais do egresso do curso:

• relacionar-se: ser capaz de estabelecer relacionamentos entre pessoas e áreas de conhecimento, e de trabalhar com equipes na busca de resultados organizacionais;

• valorizar a busca do conhecimento: compreender a importância de ampliar e atualizar o conhecimento e a prática da vida, do mundo e da profissão de forma permanente;

• ter iniciativa e postura proativa: ser capaz de propor soluções ou empreender ações de forma antecipada;

• ser flexível: adaptabilidade para lidar com as mudanças rápidas no ambiente e nos processos;

• reconhecer e promover as relações étnico-sociais positivas; • ter criatividade: ser capaz de inventar, de perceber, idealizar e propor soluções e ações que conduzam à inovação;

• ter persistência: é a capacidade de perseverar em busca de metas e objetivos, independente dos obstáculos que se apresentem.


Carga Horária

2120h

Duração

4 semestres (2 anos)

Turno

NOITE

Investimento

Mais informações pela nossa Central de Relacionamento (91) 98420-8044/ 98756-8182.


Coordenação

Danielle  Profª Danielle Carneiro Farias
Danielle Carneiro Farias
Nutricionista e Gastronoma
Especialista em clínica, Mba em gestão educacional, Mestra em epidemiologia. Diretora na Anepa - Associação de Nutricionistas do Estado do Pará junto à Asbran.


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